Sim, como você já deve estar pensando, este post é sobre o tão temido Cavaleiro das trevas, senhor Batman. Mas não pense que ele forma a melhor dupla dos quadrinhos com Robin. Não forma. Na verdade, ao longo dos anos, Robin tem delegado este papel ao Coringa.
Geralmente os vilões passam a tomar aquele lugar de "mau" nas histórias, e com isso, geram um sentimento de desaprovação dos leitores, é comum torcer pelo heróis em um combate, por exemplo. Isso é completamente normal, pois são os vilões que movem as histórias, são eles que preparam a trama e todo o terreno para o herói poder agir. Mas com o Coringa é diferente. Não acho que necessariamente a rotulação de "mau" caberia a ele; Ele é um vilão, reconheço que faz coisas de má fé, pratica crimes, roubos, etc, mas acima de tudo, ele é uma pessoa louca. A essência da trama é na relação de Batman e Coringa, ao mesmo tempo conturbada e ao mesmo tempo tranquila. Ele não é um personagen esteriotipado como os vilões de hoje em dia: é um personagem engraçado, para não dizermos digno de pena.
Não se pode falar com Batman sem que haja o Coringa. É a mesma coisa que falar em Led Zeppelin sem Jonh Bonham, não dá. O que mais chama atenção nesses quadrinhos, é a perfeita sincronia entre herói e vilão: eles se entendem perfeitamente, um sabe o que o outro planeja, agem como praticamente amigos, e na minha opinião, é isso que deixa a trama tão rica. Mesmo com a chance de matar o homem morcego várias vezes, Coringa não o faz. O objetivo de Coringa não é matá-lo, e sim competir com ele e provocá-lo. É exatamente o que Kierkegaard quis dizer com “Sou como um cão que corre atrás das rodas dos carros, mas não quero alcançar, não saberia o que fazer se alcançasse".
"Dois loucos fogem do manicômio pelo telhado. Um tem medo de pular e o outro diz:
- Vem que eu acendo minha lanterna e você caminha em cima da luz.
- Você acha que eu sou louco? e se você apagar a lanterna?"
- Vem que eu acendo minha lanterna e você caminha em cima da luz.
- Você acha que eu sou louco? e se você apagar a lanterna?"
Coringa
![]() |
Herói e vilão rindo de uma piada |
Sinceramente, meu medo não é a morte do Batman. É a morte do Coringa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário